segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mitos e verdades no combate à dengue - A eficácia no combate à dengue não está somente nas ações de combate, e sim na prevenção.

Elimine os criadouros do mosquito transmissor da dengue:

Veja as formas realmente eficazes no combate ao Aedes aegypti. Devem ser utilizados após todas as tentativas para a eliminação mecânica dos focos. Não podem, em nenhuma hipótese, ser utilizados em água potável, ou seja, água para consumo humano ou animal.

Borra de café >> Mata a larva apenas no momento. Em seguida, perde suas propriedades e se transforma em alimento para novas larvas.

Água sanitária >> É eficaz para rega de plantas (inclusive bromélias), três vezes por semana, obedecendo a seguinte solução: 1 colher de chá para cada 1 litro de água. Também pode ser usada em locais onde não é possível eliminar a água parada, como canaletas, ralos, calhas, etc. (depósitos fixos), desta vez jogada diretamente sobre o depósito.

Cloro >> Também pode ser utilizado em depósitos fixos e é imprescindível no tratamento das piscinas.

Sal >> Pode ser usado em ralos aproximadamente um punhado ou 20 gramas por litro. Não devem ser usados em plantas.

Creolina >> Não é recomendada por ter ser um produto de decomposição demorada, que prejudica o ambiente.

Óleo mineral >> É extremamente poluentes ao ambiente. Sua utilização constitui uma infração prevista na Lei de Crimes Ambientais.

Óleo vegetal >> É biodegradável e, portanto, agride menos o ambiente. Ele forma uma película na superfície da água e inviabiliza a sobrevivência das larvas, que têm de respirar.

Sabões, detergentes e xampus >> Podem inviabilizar a geração de focos. Também diminuem a tensão superficial da água.

Areia lavada >> Recomenda-se seu uso em pratos de vasos de plantas que não possam ser eliminados. A areia precisa estar até a borda do recipiente para que não haja nenhuma possibilidade de acúmulo de água. Jamais deverá ser indicada a areia do mar para o uso em pratos de planta por possuir alta salinidade.


Após a chuva, verifique:

Pratinhos de vasos de plantas >> Jogue a água fora ou coloque areia.

Bromélias >> Faça o tratamento com água sanitária.

Calhas de água de chuva >> Se estiverem entupidas, retire a água acumulada.

Lajes >> Remova a água parada ou encha com terra áreas com poças fundas.

Cacos de vidro no muro >> Coloque areia.

Canteiros de obras >> Amasse, fure ou remova recipientes com água.

Objetos do lado de fora da casa >> Guarde em local coberto qualquer objeto, mas antes retire os possíveis resíduos de água.

Vasilhames para animais domésticos >> Esvazie-os e, uma vez por semana, lave com bucha e sabão.



Fonte: http://www.saude.rio.rj.gov.br/cgi/private/cgilua.exe/web/templates/htm/v2/view.htm?infoid=4131&editionsectionid=21

Nenhum comentário: